sexta-feira, 3 de junho de 2011

ATIVIDADE PROJETOS


PROJETO A MENINA DA LANTERNA
Nome da Escola:  E.M. Balangá
Vinculada:  CREAR
Professora: Cleide Maldonado
Nível de Ensino: Educação Infantil Etapa: maternal 2
Nº de alunos envolvidos: 120 alunos aproximadamente.

Justificativa:
       Os contos de fadas estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

Origem da Festa da Lanterna:
A Festa da Lanterna é uma festa de origem européia. Lá, é comemorada no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. Foi introduzida no Brasil pela primeira Escola Waldorf de São Paulo, para o Jardim da Infância, na época de São João.
No Hemisfério Sul, em Junho, estamos entrando no inverno. Portanto, podemos dizer que essa é uma festa que prepara para a chegada do inverno, época que percebemos uma grande inspiração da terra, uma aquietação da natureza. O clima frio, a noite que vem mais cedo, favorecem uma atitude de recolhimento, de interiorização, de uma busca para dentro de nós mesmos, talvez de nossa própria luz interna. Nesses dias queremos voltar logo para casa, mal finda nossa jornada de trabalho, para nos aquietarmos e ficarmos juntos dos nossos.
Como em toda chegada de uma nova estação, educadores direcionam suas atividades e assumem uma postura coerente com as qualidades que a época inspira. Embuídos de sentimentos verdadeiros, tornam-se quase que tradutores dessas qualidades que a natureza emana.


Objetivo Geral:
       Permitir ao aluno que construía novos significados sobre os conteúdos de aprendizagem sempre intermediados por uma posição ética. Oportunizar reflexões e/ou discussões sobre o papel de cada educando no seu contexto social. Elaborar textos, inserido figuras sobre o tema abordado. Proporcionar momentos reflexivos, estimulando-os a perceber o valor e a capacidade que possuem.

Objetivos Conceituais:
· Identificar personagens do conto a menina da lanterna, como: urso, ouriço, o sapateiro, a fiadeira, o sol, o vento;
· Identificar palavras conhecidas presentes no título da história e nomes de personagens.

Objetivos Atitudinais:
  · Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
· Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos
· Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
·  Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
· Valorizar o conto como parte da tradição dos povos;
· Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

Objetivos Procedimentais:
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar história, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;

 Metas:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.



Metodologia:
-Contar a história da menina da lanterna na roda:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que a história transmite;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens da história.

Eixos trabalhados:
- Artes;  Linguagem Oral ; Formação pessoal, identidade e autonomia; Movimento; Música; Meio ambiente;

Conteúdos:
- Artes: imaginação, criatividade, pinturas e desenhos;
· Linguagem Oral: leitura dos nomes dos personagens,
· Formação pessoal, identidade e autonomia: trabalhar a auto-confiança e os valores ;
· Movimento: Expressões corporal e facial, dança, movimentos espontâneos e programados;
· Música: Narração, músicas, colocação de voz;
· Meio ambiente: conscientização e preservação das florestas;

Recursos Materiais:
· Câmera digital;
· Sulfites, papel dobradura, cartolina, papel de seda etc. ;
· Giz de cera;
· Tinta aquarela;
Avaliação:
 A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas e no desenvolvimento de cada aluno.


Produto Final:
- Passeio feito no escuro só com as lanternas acesas, no dia 03/06 á noite com a participação de todos os alunos da escola, professores.
- Lanternas confeccionadas pelos professores e são iluminadas com velas.
Depois do passeio é feita uma apresentação da história da menina da lanterna como peça teatral dramatizada pelos professores e funcionários.

- Divulgação das imagens com comentários/fotos em blogs  e Orkut da Escola Balangá.


O FOGO PRESENTE NAS LANTERNAS...QUE É O SIMBOLO DA LUZ, DO ELEMENTO PURIFICADOR QUE TRANSFORMA E PREPARA O CAMINHO PARA ALGO QUE VIRÁ...A PARTIR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA

Um comentário:

  1. Olá,

    Onde fica a escola queeste projeto foi aplicado?
    É uma escola Municipal?

    ResponderExcluir